Principais escolas

Conheça abaixo as principais escolas que oferecem Ensino Médio e/ou Cursos Técnicos, gratuitamente.

Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)

   Os exames das ETECs costumam exigir muita leitura e interpretação, além do domínio de

   conhecimentos específicos. As ETECs realizam dois vestibulinhos por ano:

  • Vestibulinho do 1º semestre (geralmente junho): para candidatos que concluíram o Ensino Médio (EM) ou estão matriculados a partir da 2ª série do Ensino Médio e desejam ingressar no Ensino Técnico;

  • Vestibulinho do 2º semestre (geralmente dezembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e desejam ingressar no Ensino Médio e/ou Ensino Médio integrado ao Técnico; ou candidatos que estão matriculados no Ensino Médio (EM) ou já o concluíram e desejam ingressar no Ensino Técnico.

Quantidade de Questões: 50

Estilo: Temático e interdisciplinar, com questões interpretativas e objetivas.

Tempo para a realização do exame: 4h

Áreas do conhecimento exigidas*: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, do 6º. ao 9º. ano do EF.

* São exigidos conhecimentos até o 9º ano do EF para quem presta o exame para o Ensino Médio integrado ao Técnico, e conhecimentos até a 1ª. série do EM para quem presta o exame para o Ensino Técnico.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SãoPaulo (IFSP)

   Os IFSPs não realizam mais provas de seleção, atualmente eles estão selecionando seus alunos

   por avaliação de histórico escolar. Os IFSPs realizam dois processos de seleção por ano:

  • 1º semestre (geralmente junho): para candidatos que concluíram o Ensino Médio (EM) ou estão matriculados a partir da 2ª série do Ensino Médio e desejam ingressar no Ensino Técnico. Aonde é avaliado o histórico do Ensino Médio do candidato;

  • 2º semestre (geralmente dezembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e desejam ingressar no Ensino Médio integrado ao Técnico; ou candidatos que estão matriculados no Ensino Médio ou já o concluíram e desejam ingressar no Ensino Técnico. Aonde é avaliado o histórico do 8º ano do Ensino Fundamental do candidato.

Áreas do conhecimento exigidas: Português e Matemática.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

 

   Os exames das escolas do SENAI costumam ser mais objetivos e exigir domínio de conhecimentos específicos. O SENAI realiza quatro vestibulinhos por ano:

 

  • Vestibulinho do 1º semestre para Cursos Técnicos (geralmente maio): para candidatos que concluíram o Ensino Médio (EM) ou estão matriculados a partir da 2ª série do Ensino Médio;

  • Vestibulinho do 2º semestre para Cursos Técnicos (geralmente novembro): para candidatos que estão matriculados no Ensino Médio (EM) ou já o concluíram;

  • Vestibulinho do 1º semestre para Cursos de Aprendizagem Industrial (geralmente junho): para candidatos que concluíram o Ensino Fundamental (EF) e têm entre 14 anos e idade que lhes permita concluir o curso antes dos 18 anos (exceção feita a alguns cursos);

  • Vestibulinho do 2º semestre para Cursos de Aprendizagem Industrial (geralmente novembro): para candidatos que estão no 9º. ano do Ensino Fundamental (EF) ou já o concluíram e têm entre 14 anos e idade que lhes permita concluir o curso antes dos 18 anos (exceção feita a alguns cursos).

Quantidade de Questões: 60

Estilo: Questões objetivas.

Tempo para a realização do exame: 2h30min

Áreas do conhecimento exigidas*: Português, Matemática e Ciências (Física, Química e Biologia).

* No exame para os Cursos de Aprendizagem Industrial, são exigidos conhecimentos até o 9º ano do EF; no exame para os Cursos Técnicos, são exigidos  conhecimentos até a 1ª. série do EM, incluindo Literatura.

Colégio Termomecanica (TM)

   Os exames do Colégio Termomecanica costumam ser mais objetivos e exigir domínio de conhecimentos

   específicos. O Colégio Termomecanica realiza apenas um vestibulinho por ano:

  • Vestibulinho no 2º semestre (geralmente novembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino                                                      Fundamental (EF), sem nenhuma reprovação, e desejam ingressar no Ensino Médio.

Quantidade de Questões: 60

Estilo: Questões interpretativas e objetivas.

Tempo para a realização do exame: 4h30min

Áreas do conhecimento exigidas: Português, Redação, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, do 6º. ao 9º. ano do EF.
 

Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAO – SP)

 

   Os exames do LAO – SP costumam ser mais objetivos e exigir domínio de conhecimentos específicos.

   O LAO realiza apenas um vestibulinho por ano:

  • Vestibulinho no 2º semestre (geralmente novembro): para candidatos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental e desejam ingressar no Ensino Médio integrado ao Técnico ou obter bolsas integrais apenas para o Ensino Médio.

Quantidade de Questões: 60

Estilo: Questões interpretativas e objetivas.

Tempo para a realização do exame: 4h

Áreas do conhecimento exigidas: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, do 6º. ao 9º. ano do EF.

Portal ETESP - todos os direitos reservados - contato@etesp.com.br2019